SUGESTÕES PARA O ESTUDO INDIVIDUAL
Tenha a atenção toda voltada para o texto a ser estudado.
Faça a primeira leitura sem interrupção, anotando as palavras duvidosas.
Use o dicionário para tradução de todas palavras duvidosas, registrando-as num papel a parte.
Releia o texto, procurando apreender as idéias contidas nas frases e períodos. É na segunda leitura que começamos realmente a estudar.
Observar que – uma lição, uma mensagem ou um pequeno trecho é um conjunto de idéias, materializadas através de uma ordem sucessiva de palavras, frases e períodos.
Na terceira leitura, se julgar que já existe um bom entendimento da lição, comece a SUBLINHAR o que perceber de mais importante. O objetivo principal na leitura não é sublinhar para resumir, mas COMPREENDER AS IDÉIAS CONTIDAS NO TEXTO, PARA SUBLINHAR AS PALAVRAS E FRASES ESTRUTURAIS E EXTRAIR PELO RESUMO A ESSÊNCIA.
1 – Não sublinhar abusivamente, pois perderá todo o espírito de síntese.
2 – Sublinhar o mínimo necessário.
3 – Sublinhar não é registrar o que gostamos na leitura, mas sim o que vai nos atender ao tema e ao plano de aula. Muitas vezes gostamos de tudo e riscar tudo não tem valor algum.
4 - Sublinhar é anotar as palavras, conjunto de palavras ou frases que julgamos sintetizar uma idéia, um ensinamento, um exemplo.
5 – Podemos sublinhar com canetas de várias cores.
6 – Anote com a caneta vermelha somente a palavra ou palavras que dão título a uma frase ou a um período, ou palavras que em seguida apresentam vários efeitos.
7 – Com as canetas: azul, verde e preta, vá revesando nas palavras e frases.
8 – Quando encontrar uma escala de palavras, que mostrem uma ordem de efeitos, depois de sublinhadas, podem ser numeradas para facilitar o resumo.
9 – Nas margens esquerda e direita do livro, para facilitar as pesquisas futuras, poderá ser registrada palavras que definem aquela frase ou período.
Depois das leituras necessárias e registros devidos, fazer uma leitura somente do que foi sublinhado. Na leitura deverá sentir que o essencial foi extraído.
Passar para o papel, pela escrita manual ou a máquina de escrever, tudo o que foi anotado no texto estudado, com letras bem legíveis e com palavras bem espaçadas no papel, facilitando em muito as posteriores releituras e a apreensão mais profunda da lição.
Nunca julgar que somente com este estudo estará praticamente estudada e compreendida a lição. Não. Cada vez que voltar a mesma lição ou ao resumo, já bastante estudado, novas verdades e novas luzes surgirão.
Todo estudo que deixamos registros: lógicos, racionais e metódicos, nos próprios livros e nos compilamentos destes dados, num resumo a parte, estaremos enriquecendo em muito o nosso aprendizado e facilitará futuras pesquisas e análises mais profundas.
TODO APRENDIZADO DEVE SER ATIVO E REQUER ESFORÇO E PERSEVERANÇA.