MEU LEMA

Thursday, March 28, 2013

RECEBI MAIS DO QUE PEDI




 “Viva intensamente o que já pôde realizar. Mantenha-se interessado em seu trabalho, ainda que humilde, Ele é o que de real existe ao longo de todo o tempo", trecho da mensagem Desiderata de autoria de Max Ehrmann.  Existe inclusive uma bela versão gravada por Cid Moreira com fundo musical. Esta frase em especial foi significativa em minha vida. Fonte de inspiração nos momentos difíceis da carreira profissional, no enfrentamento das pressões internas e externas, das extenuantes jornadas nos policiamentos diurnos e noturnos, das rotinas das escalas de serviço,  prontidões e cobranças atinentes ao cargo ou função, situações comuns a todo policial militar.
Na profissão vivi ainda o drama da espera das promoções baseada em critérios questionáveis. Quando a comissão de promoção de oficiais se reunia começava a angústia pela incerteza de ter os direitos garantidos. Situação lamentável que perdura até hoje na PM goiana.  Existe uma expectativa por parte dos oficiais na mudança dos critérios existentes no sentido de que haja mais justiça e também mude a proporcionalidade das promoções por merecimento e antiguidade.
Ao término da jornada depois de cumprir o tempo previsto em lei, passei para a reserva remunerada no posto de Coronel.  Graças a Deus as bênçãos foram maiores do que os infortúnios.  O verso do poema Desiderata ainda permanece como um alerta, consagrando as conquistas na certeza de que o trabalho policial militar é o que de real existe, a estrutura básica que me garantiu ao longo dos tempos até os dias de hoje.
Recebi bênçãos incontáveis pela Bondade Infinita do Nosso Pai de Amor e Justiça, do Comandante Supremo dos Planetas e das galáxias. Entre tantas bênçãos incomparáveis que o Alto me concedeu, destaco as seguintes: - o trabalho diferenciado da querida esposa Major Vania como Assistente Social na PM, angariando a estima e o respeito profissional, valorizando o quadro de servidores militares; a atuação profissional do filho Capitão Lusdenes, com a ponderação, o equilíbrio, o espírito de justiça e cidadania; a filha Lorena, fonoaudióloga competente e conceituada; o filho primogênito Dr. Adriano Marcos, respeitado e conceituado delegado de polícia no estado do Tocantins.
         Recebi mais do que pedi pela misericórdia Divina. Estou no lucro com tempo para curtir os netos, deixar que pulem no meu cangote e disputem a primazia de quem vai se aconchegar para dormir entre o avô e a avó. Que presente maior para um avô do que o pedido do neto numa noite do recente feriado de carnaval: - Vovó desliga a televisão para o avô contar uma historinha. Sou o avô premiado que venceu o desfile das escolas de samba pela Marquês de Sapucaí, pelo menos na preferência do neto. O que mais quero neste mundo? Existe coisa melhor do que caminhar no parque com os netos, divertir com suas brincadeiras, abraçar e beijá-los?
         O amor e a compreensão dos amigos nos dão forças para prosseguir melhorando sempre.     O tesouro das amizades sadias permanece ao nosso lado imantando nossas almas com os sentimentos da paz e da fraternidade. Amizade é o passo inicial para a conquista do amor na sua essência mais pura, meta de todas as vidas e mandamento maior da Lei Divina. FRANCISCO DE ASSIS ALENCAR – CEL QOPM RR